domingo, 28 de setembro de 2008

Respostas da atividade

58 a) CoCl2 (S) + 2H2O (G) = CoCl2 . 2H2O (S)
b) com tempo frio a cor será rosa, pois o equilíbrio é deslocado para a direita.Em tempo seco a cor será azul, pois o equilíbrio é deslocado para a esquerda.
59 a) As reações endotérmicas são favorecidas pela elevação da temperatura. Corresponde ao sistema B. E portanto, o deslocamento para a direita indica o sentido endotérmico.
b) A menor constante será a do sistema C que apresenta o menor numerador da relação da constante.
60) Como o gás é bastante instável e transforma-se rapidamente em CO2 e H2O, acontece a diluição do refrigerante e a evaporação de CO2. No estômago acontece a mesma coisa, o suco gástrico fica mais diluído, pelo H2O da reação e o CO2 necessita ser expelido.
61 a) O aumento da pressão desloca o equilíbrio no sentido de menor volume.
b) Desloca o equilíbrio para a esquerda pois o ácido será consumido.
c) Haverá a formação de NH3OH e haverá o deslocamento do equilíbrio no sentido em que este será consumido.
63 a) O ácido nítrico é formado a partir do processo de Otswald, onde o NH3 é queimado com o ar sob telas catalíticas de platina gerando monóxido de nitrogênio (NO), que oxidado com o ar a dióxido de nitrogênio(NO2), é absorvido sob pressão em H2O, formando o ácido nítrico(HNO3)
b) Com a queima de combustíveis fósseis, o óxido de nitrogênio(NOx) é lançado na atmosfera, combina-se com o hidrogênio, presente na atmosfera e transforma-se em ácido nítrico(HNO3).NOx + H2O = HNO3.
64) Sim, pois nas tempestades existem encontrosde massas de ar frio, com massas de ar quente, provocando relâmpagos e tornando propício a formação de ácido nítrico pelo processo de Birkeland Eyde.
65) A cárie é a destruição dos tecidos duros dos dentes causado pelas bactérias da boca e é formada quando não é feita uma boa higiene bucal. A cárie é resultante da ação de bactérias capazes de fermentar carboidratos, principalmente os açúcares, e os produtos dessa reação de natureza ácida, contém ácido lático, são responsáveis pela dissolução mineral dos tecidos duros dos dentes.Para evitar as cáriesé simples :para evitar as caries em crianças de até sete anos a concentração de flúor OMS ,deve ser de 0,7 ppm.Esse modo de exprimir concentração para soluções indica que deve haver 0,7 mg de flúor em 1 kg de solvente.E em adultos fazer mais progamas de concientização e previnir com as várias maneiras que hoje encontramos pra previnir.
66) Contato com ácido forte:Com a adição de um ácido forte há liberação de íons H+ tornando a solução ácida(pH<7).contato>7).
67) A lei de patentes deve favorecer quem descobriu e a empresa que bancou, porém devem haver excessões pois sempre haverão novas descobertas, e portanto devem havem ressalvas nos casos em que haverão descobertas: de remédios, cura e tratamento para doenças, etc. Pois um produto patenteado pode ser a cura de uma doença rara, por isso devem haver excessões.
68 a) Além da neutralização dos ácidos, é um processo rápido, não há o escoamento de ácidos, tem em bom resultado e não há nenhum tipo de poluição.
b)Conforme a quantidade de CO2 usado, quanto maior, mais rápido será a reação e maior será a formação de íons CO3 e HCO3 e o pH se aproxima de 7, e assim quanto menor, menos rápido é a neutralização e haverá menor formação de íons.

Nenhum comentário: