domingo, 7 de setembro de 2008

O ensino da Quimica na maioria das escolas







O ensino de Química na maioria das escolas, é ainda ministrado predominantemente através de aulas expositivas de uma forma dogmática. Nessas aulas expositivas, ao educando é induzida a adoção de uma atitude passiva, de pura contemplação, absorvendo os conteúdos sem questioná-los, "decorando" fórmulas, princípios e conceitos, os quais não consegue relacionar com as experiências vividas em seu cotidiano. Além disso, segundo vários pesquisadores, é fácil constatar que a maior parte das pessoas, mesmo após freqüentar a escola, conhece pouco de Química. Pouquíssimas delas conseguem se posicionar sobre problemas que exijam algum conhecimento desta matéria. No entanto a Química está relacionada a quase tudo em sua vida e elas precisam saber disso. Quando alguém come, respira, pensa, está vivendo processos, em parte explicados pelo conhecimento em Química.



Você Sabia que ...



O pai da Cerveja na tradição Cristã é São Arnold! Foi este beneditino Belga que no século XI, estimulou os fiéis a trocar água pela cerveja, e as epidemias cessaram . É que, ao ser fervida na fabricação da cerveja, a água deixava de ser contaminada



Você Sabia que ...



É de consenso entre os pesquisadores que o homem descobriu como fazer sabão por acaso, ou seja, ao observar que as cinzas de fogueiras quando misturadas com a gordura animal derretida, formavam uma pasta, a qual ajudava a retirar sujeiras de roupas ou utensílios mais facilmente do que apenas usando a água.

Um comentário:

:) disse...

é verdade...isso cabe não só à química como outras matérias. Poucas pessoas associar as matérias vistas no colégio com o dia-a-dia.


eita...+ isso de trocar água por cerveja num dá certo!
huahuahua
;]